22 de nov de 2013

O que NÃO fazer se você deseja ter um blog de sucesso

Todo mundo sabe que hoje em dia existem milhares de blogs sobre os mesmos assuntos, e que apenas 2% deles irão ganhar um destaque e deixar de ser apenas mais um.

Pensando nisso, resolvi fazer uma listinha de coisas que me fazem perder a vontade de conhecer novos blogs. Coisas que vejo no dia-a-dia em redes sociais, em grupos do Facebook, grupos de divulgações, etc.

Esse post é especialmente para quem tem blog e para quem pretende ter um futuramente.



Como NÃO ser levado à sério na blogosfera (Na minha opinião):

- Comentar posts alheios com qualquer coisa, sem nem ler o conteúdo, apenas para poder divulgar o seu link.

Não tem NADA mais irritante do que isso. As vezes eu faço uma resenha sobre um produto que eu não gostei, a pessoa vai nos comentários e diz: "Nossa, parece ser muito bom mesmo! Visite meu blog" Gente, por favor, PAREM com isso. Vocês acham mesmo que alguém vai clicar para visitar o blog de alguém que comentou seu post sem nem ler o conteúdo? Principalmente quem se esforça para criar um conteúdo legal e criativo?! Isso é muito chato, as pessoas acabam pegando implicância com você.

- Foto fake no perfil pessoal do Facebook ou no próprio blog.

Bom, nem tenho muito o que comentar sobre isso. Que credibilidade você dá para uma pessoa que se esconde atrás de uma foto qualquer ? Nenhuma né...

- Blogs que postam conteúdos criativos de blogueiras famosas (logo após elas postarem).

Uma blogueira conhecida por todos vai e faz um conteúdo mostrando algo super criativo, legal, que quase ninguém conhecia. Logo em seguida mais uns 8923723896 blogs pequenos vão e falam sobre o mesmo assunto como se tivessem descoberto aquilo sozinhos, como se ninguém no mundo tivesse visto a blogueira famosa falando sobre isso. Ps: estou falando de posts criativos, e não sobre produtos, tendências, moda. Isso é mais "normal" quando acontece.

- Blogs com o layout bagunçado e desconfigurado ou cheio de informações.

A primeira impressão é a que fica. Se você tem um blog cheio de coisas piscando, com background cheio de desenhos, vários tipos de fontes e cores, é bem provável que o leitor desista de ler o seu blog logo quando o abre (mesmo se o conteúdo for bom).

- Erros ortográficos.

Se você tem um blog, você ao menos precisa saber escrever corretamente. Não me julgo a melhor pessoa do mundo para escrever (longe disso!), mas estou sempre atenta em não escrever palavras erradas ou errar nas concordâncias. Se você tem dificuldade nisso, comece a ler mais, ou use corretores. Blogs cheios de erros de Português NÃO DÁ!

- Se achar o rei do universo, ser sem educação e criticar outras pessoas.

Não adianta nada você criticar todo mundo em outros blogs e redes sociais e na hora de fazer seus posts fingir que você é um amor de pessoa, e ainda esperar que receba comentários bons. Uma hora ou outra o pessoal começa a se lembrar de você, e vai ser por um motivo ruim. Se você quer que seu blog se destaque, não leve em consideração a frase "Fale bem, fale mal, mas falem de mim". (A não ser que você seja milionário e compre seguidores).

- Postar conteúdos que todo mundo já está cansado de ler.

Faz 1 ano que uma coisa virou tendência, todo mundo já sabe de cor, todo mundo já postou sobre isso, a tendência já está quase indo embora, e ainda tem blog postando e achando que isso é novidade e que vai atrair leitores.... Por favor gente.

- Postar resenhas com fotos do Google, ou copiar conteúdos alheios.

Se você teve a ideia de criar um blog SEU, porque copiar conteúdos e fotos dos outros? PRA QUE? Melhor nem perder seu tempo postando então né? Quando vocês precisarem usar fotos de outros sites por algum motivo, coloquem os créditos. Até porque plagio é crime, e você pode até ser processado.


- Fotos mal tiradas, com qualidade baixa.

Não estou falando que todos precisam comprar uma câmera profissional, maaas, se eu entro em um blog e vejo fotos tiradas de celular, que mal dá pra ver a cor do produto, ou tremidas, com baixa qualidade, eu já desisto de ler o resto do blog. Hoje em dia no mercado existem muitas câmeras digitais baratinhas e boas! Além disso você pode escolher lugares mais iluminados para tirar suas fotos, ou pegar outras dicas de fotografia na internet.

Bom, esses são os piores erros na minha opinião. Coisas que parecem simples de serem resolvidas, mas que MUITO blog faz! Perguntei para meus leitores lá na Fanpage o que faz com que eles parem de visitar um blog, e olha só as respostas que eu tive:

- Erros de português
- Repetição
- Cópia
- Textos grandes (Cher e Dri, me perdoem por essa AUSIHSAIOHSA)
- Layouts com muitas coisas, com músicas e desarrumados
- Fotos ruins
- Textos com palavras abreviadas
- Blogs que postam com pouca frequência
- Montagens mal feitas
- Fotos sem tratar

Bom, eu não sou expert no assunto, por isso o post se tratou da minha opinião e da opinião dos meus leitores. Espero que isso possa ajudá-los de alguma maneira!

75 comentários:

  1. Mais uma coisa, e que você fez direito: Colocar espaço entre uma frase e outra. Isso, neurologicamente, faz a pessoa processar a informação melhor, com mais rapidez e o texto fragmentado faz o leitor ter a sensação de que ele é menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! hahahaha Eu tenho fobia de textos sem espaço, será que existe um nome pra isso? hahahha beeijos!

      Excluir
  2. seu blog é uma merda, nem sabe escrever pela mor de deus filha, olha os defeitos do seu para vir falar dos outros.

    ;) blog de merdaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhore o seu prieiro :) e vc só liga para as merda de visualizações, por isso q aqui nao cresce fia.. o DEPOIS DOS QUINZE te humilha, ou melhor qualquer pessoa vai te humilhar, 2beijo para vc

      Excluir
    2. E você? não sabe nem do que ta falando, qual a graça de vim em um blog e xingar? Cresce!!

      Excluir
  3. Nossaaa como eu pude me esquecer do primeiro item ' os famosos comentários de divulgação' meeuuu Deus, se tem coisa que me irrita profundamente mais do que as músiquinhas sem sentindo, são essas pessoas que entra no nosso blog 'achando' que depois de deixar um comentário infame tipo-estou seguindo me segue de volta- nós iremos entrar no blog dela e seguir com certeza! #SQN Essas pessoas geralmente não ficam com o blog ativo por mais de 3 meses, depois de ver que essa técnica não de divulgação não funciona, elas desistem hehe Ufaa!!

    Um post longo merece um comentário longo hehehe

    Ps: Só não entendo porque certas pessoas não levam essas dicas para a 'vida' toda!!

    Adorei nem preciso falar né kkk

    Beijooos

    www.rendasefuxicos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o pior é que tem gente se doendo com o post... hahhahaha foda viu! Cada um tem o que merece MESMO!

      Obrigada pela opinião Cah!
      Beijosss

      Excluir
  4. KKKKKK SÓ RINDO MESMO, OLHA ESSA FOTO PARECENDO UMA ROCKEIRA, E OLHA ESSE BLOG TUDO NADA A VER, QUE ISSO MENINA TOMA SEU RUMO.. TEM 21 ANOS FAZ MERDA NEM UMA, NEM TRABALHA, FICA SÓ EM BLOG E AINDA POR CIMA FALA MAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    VAI CRIAR PELO NO UMBIGO GATONA, E ESSE BLOG AQ NGM VAI QUERER ANUNCIAR.. SÓ PQ SEU BLOG TA TUDO BRANQUINHO ACHA QUE TEM QUE SER O MESMO, CADA UMA PESSOA SEGUE OQ QUISER, FORAA QUE ESSA POSTAGEM DE MERDA N VAI FAZER DIFERENÇA NEM UMA, NGM VAI MUDAR DE IDEIA HAHAHAHAHAHAHAHAHA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é exatamente o tipo de erro de português que a Bruna estava comentando. Adorei o post! Tudo muiiiiitooo verdade.

      Credo, que nojo! Você tem pelo no umbigo, minha filha? Depila isso aí, não é bonito, não.

      Bruninha continua assim, tááá óótimo e eu assino embaixo, viu? ;)

      Beeeeiiijoosss

      Excluir
    2. KKKKKKKKKK TA BRUNA PODE CONFESSAR QUE e VC

      Excluir
  5. Legal.. seguindo, segue de volta? Brincadeira! KKKK
    Concordo com todo o post, cansa demais ver que os blogs continuam errando nesses pontos. Algo que me faz desistir de ler o post na hora são fotos de baixa qualidade, porque como amante da fotografia eu não consigo engolir isso mesmo! E erros de português do tipo mais ao invés de mas me fazem querer chorar e sair correndo dali! E acho que ser educado, não só no seu blog, mas como em qualquer outro lugar dentro ou fora da internet é essencial! Detesto pessoas sem educação que ainda se fazem de simpáticos só no seu blog pra atrair mais leitores. E o layout é a cara do seu blog, prefiro um super-simples-clean porém bonito do que um extravagante que dói os olhos!
    http://www.amoreja.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião Tati!! Que bom saber que ainda existem pessoas educadas e que sabem interpretar um texto hahahah E VOU TE SEGUIR COM O MAIOR PRAZER, só por ter lido meu post inteiro e ter feito um comentário útil!

      Volte sempre linda :D

      Excluir
    2. Aiii, já te sigo *-* seu blog é LINDO!

      Excluir
    3. Que linda você!! Obrigada! Eu realmente gostei da postagem, tenho certeza que apesar dos comentários negativos (de pessoas que com certeza se identificaram e ao invés de mudar estão se doendo) ele vai ajudar muitas blogueiras que querem fazer dar certo!

      Excluir
    4. Obrigada Tati! Espero que sim, fiz esse post na intenção de ajudar outras pessoas e não o contrário :D

      Excluir
    5. Bruna, parabéns pelo blog, seu post é muito legal.
      Sucesso, beijos!

      Excluir
  6. Amei seu blog , já sigo ♥ beijos
    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....

    ....


    Ta, parei! Nossa realmente você falou tudo, qualquer blog iniciante ou até aqueles que já entraram a muito tempo para a blogosfera vai amar ler, eu com certeza adorei e tipo, essa coisa de "SEGUI, SEGUE DE VOLTA" já aconteceu uma vez comigo mas ai eu joguei na cara da pessoa que não tinha caixa para seguir, ushausahas.. imagina a reação da criatura. Em questão de design eu acho que as pessoas tem que saber trabalhar com as cores. Eu entrei em um blog e o nome era de moda e o conteúdo era só de culinaria, também tem que ver essas coisas né? usahasua, nada contra mais quando a gente vê um blog com um titulo de moda a gente espera que tenha conteúdo de moda.. mas ok! Essa coisa de copiar conteúdo dos outros é ridículo mas acontece e já virou normal -para algumas pessoas- .. Amei de verdade aqui, nunca tinha entrado no seu blog e realmente ele é ótimo :) ganhou uma fã ♥

    www.ebibinaogabi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. MUITO obrigada pela opinião e pelos elogios Bibi! Obrigada de coração! Já estou te seguindo com certeza! :D

      Beijão, e volte sempre!

      Excluir
    3. Magina :) vou ficar super conectada aqui agora, super lendo seus posts antigos!

      Excluir
  7. Confesso que entrei aqui pelo comentário que você deixou no seu perfil pessoal. hahahahah

    Mas sobre teu post... achei todos os itens válidos, mas dois me chamaram mais a atenção: Se achar o rei do universo, ser sem educação e criticar outras pessoas. (Como tem gente assim né? Aqui nos comentários pudemos perceber isso ainda mais!) e os erros de português, eles doem no meu coração!!

    Eu ia te deixar uma palavras de apoio sobre os anonimos aí, mas pelo jeito você está se virando bem!!! :D

    miscelaneadasofia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Poly! Você viu que coisa?? Apenas dei minha opinião tentando ajudar, mas tem gente que prefere falar mal do que melhorar a própria vida né? Tenho que rir dessas coisas, fazer o que! Não vou desistir do meu blog, sabendo de todos os frutos que já colhi, por causa de gente que vive para tentar destruir a vida dos outros!

      Obrigada pelo comentário! Volte sempre :D

      Excluir
  8. Mas que post looooooooongo! To brincando rsrs. Você disse tudo que é necessário para as blogueiras por ai melhorarem, quem se ofendeu, provavelmente possuiu todas esses "erros" no próprio blog! Que difícil!
    Que bom que ainda existem pessoas educadas na internet. Você vai se destacar Bru, certeza. (só eu que amei meu nome no post? kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dri *-* de coração! E obrigada por ter dado sua opinião na Fanpage :D

      Excluir
  9. Seu blog é lindo, Bru!

    ResponderExcluir
  10. Definitivamente concordo contigo... E outra, quem realmente faz porque goste e etc, não imita e nem se faz por outras pessoas. É super chato o fato de que, não sei se tu já percebeu, quando uma blogueira famosinha posta algo e surgem mil e um posts de blogueiras com menor visualização falando da mesma coisa. Acho legal ter opinião própria sobre as coisas e ter um padrão de coisas que gosta, sabe? Eu, por exemplo, não procuro coisas de um estilo completamente diferente do meu pra falar... Até porque meu conhecimento sobre, sei lá, Spice Girls por exemplo, não é alto o suficiente pra falar pra quem não gosta e pra quem tá recém conhecendo... Ótimo post, parabéns! <3
    Canto das Gurias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isadora, temos que falar sobre assuntos que gostamos! As vezes faço uns posts alternativos, mas nunca deixa de ser sobre assuntos que eu gosto. O mais importante é isso né?!

      Que bom que você gostou, volte sempre!
      Beijão!

      Excluir
  11. Sabe o que acontece?

    As pessoas não sabem melhorar suas vidas a partir de conselhos de outros. Pelo contrário, tudo é motivo de ataque desnecessário! Enfim, o mundo ainda não é perfeito como sonhamos, mais um dia será!

    Acho lindo seu blog, seus textos, suas dicas, e você como pessoa!! Quero ser assim quando crescer \o/

    Confesso, usarei desse post para melhorar meu blog *---*

    Que seu sucesso só cresça, cresça e cresça. Afinal, é a consequência quando se faz algo por amor e com muuuuito amor!

    Um beijo da Rabêlo.

    http://deixeapenasfluir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que de alguma forma o post te ajudou!! Que bom que você viu as dicas como forma de melhoria e não como ofensa. Obrigada Karol, pode contar comigo tá? Beijos!

      Excluir
  12. Adorei as dicas, Bru. Realmente essas coisas são muito chatas de ver em outros blogs, aqui na blogosfera infelizmente "julgamos o livro pela capa" e um layout desorganizado e cheio de coisas é muito decepcionante hahaha. Desses erros ai o único que eu cometo é o de textos meio extensos, gosto tanto de escrever que as vezes me empolgo kk mas sempre tento deixa-lo mais ilustrado e gostoso de ler. Desejo todo o sucesso do mundo pra você, linda :) você é uma ótima blogueira.

    Beijão!

    http://www.blogpontoevirgula.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que pra mim textos longos nem são um problema viu?! Foram os leitores que citaram esse item. Essa questão acho que varia de acordo com tipo de posts, e de acordo com a inspiração do blogueiro e do leitor. Tem dias que tenho vontade de ler textos longos, outros dias não hahhaa

      Obrigada pela visita! Todo sucesso do mundo pra você também!

      Beijão!

      Excluir
  13. Nossa falou tudo, meu blog não é muito bom, mas faço o que posso, a resolução das minhas fotos são péssimas, mas faço o que posso, linda, beijos

    www.thayseallves.blogspot.com.br sigo de volta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayse, se o seu blog é feito com amor, não tem como ser ruim! Com o tempo vamos arrumando essas coisas... por exemplo, se você escrever sem erros, tiver um blog com aparência boa, pode ter certeza que a qualidade da foto não vai afastar os leitores. :D

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  14. Sinceramente estou aqui desde 2010 e nada mais me choca e nem tira minha paz,aprendi conviver com erros e acertos ...e cada um cuidando do seu espaço como pode já que ninguém nasceu sabendo ..
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  15. Realmente, tenho que concordar com você. Eu tenho um blog e está no comecinho... mas estou tentando postar coisas legais do meu dia a dia sabe, sem essa coisa de ficar copiando os outros, a principio eu falaria só sobre livros, mas decidi que iria postar um pouco de tudo o que eu gosto.

    É complicado essas coisas... kkkk

    Já estou te seguindo :D se puder, dá uma passadinha no meu... beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruna, tudo bem?
    Não conhecia seu blog, vim através desse post.
    Super concordo com a sua opinião. Acho que quando uma pessoa cria um blog ela deve ter em mente que será avaliada por outras pessoas e que, também, pode se tornar fonte de inspiração para outras pessoas. Se uma pessoa cria um blog já visando os benefícios (monetários) que ele trará não terá chance de ir pra frente. Acredito que se a pessoa visar a diversão e depois o profissional tem a chance de ter mais sucesso.
    Ninguém sobe na vida as custas dos outros. Conteúdo próprio, criatividade, disponibilidade, carinho com os leitores e atenção para com o blog são pontos primordiais.
    Adorei sua postagem e não deixe que pessoas pequenas que não tem ao menos a capacidade de se identificar destruam seu blog. Você é maior que isso.

    Beijos e parabéns pelo blog.
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara!

      Nossa, você disse tudo! E muito obrigada pelas palavras!

      Também não conhecia seu blog, estou seguindo!
      Beijoss

      Excluir
  17. Acho péssimo quem só vai lá comentar pra se divulgar, ou então a pessoa comenta uma tonelada de links de divulgação, é super chato. E educação é fundamental, né? haha Sério, gosto de ler um blog e me sentir bem-vinda nele. Quando a pessoa faz o blog com carinho, me sinto acolhida e me dá vontade de ler todos os posts do blog hahaha. É clichê, mas é verdade: "Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você".

    Seu blog é muito amor, adorei haha *-*
    www.divasblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, e pelo comentário! Realmente, é bem isso mesmo... não julgue e não será julgado :D

      Estou te seguindo ;)
      Beijosss

      Excluir
  18. Estou sofrendo com a qualidade das minhas fotos. Estou sem câmera, meu celular quebrou e o celular que estou usando tem a câmera muito ruim. Mais ai eu dou uma arrumadinha nelas em alguns programas e fica quase bom hehe
    Você esqueceu uma coisa que irrita muito em blog: Confirmação de palavra na hora de comentar!
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Concordo,uma coisa que você disse e que também me irrita é quando eu posto algo,aí a pessoa comenta apenas sobre o assunto, mas ela entra em contradição com o que eu postei, isso me desaponta e muito.
    Erros ortográficos também ninguém merece,omg!
    Parabéns pelo post!!
    Beijoooos
    http://gabi-modaevoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!, Deus seja contigo, tenha um final de semana abençoado, amiga
    dica maravilhosa SUCESSO AMIGA.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Você falou tudo, é extremamente chato quando você tem um trabalho enorme pra poder escrever um post, a pessoa nem lê e já vem comentando pra seguir, pior mesmo é quando a pessoa te segue só pra mostrar algo... Eu quero leitores de verdade não números, ultimamente tenho ficado muito chateada no blog por causa disso. Sobre o conteúdo copiado também, é legal quando você vai em um blog e vê " Caramba, a menina escreve bem, vou seguir ela, é diferente, autêntica, etc " porque tem sido raro encontrar por aí. Conheço muitas blogueiras que se dedicam demais ao blog e nem são reconhecidas, eu não quero ser uma blogueira igual ás outras.
    Eu amei seu post, muito legal expor sua opinião, e como você viu pela quantidade de comentários, muitas outras pensam do mesmo jeito. Você vai longe assim... Agora que te conheci não te largo mais. Seguindo flor, beijocas *-*
    http://ddreamsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei o blog,é perfeito ! estou seguindo *-*
    Vem seguir de volta amor?Ficarei muito feliz.
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  23. Oi querida, como vai?
    Eu adorei esse seu post e é justamente sobre esse tipo de coisa que eu andei comentando com uma das meninas do Grupo BA e na Fanpage do blog. To cansada de comentários de pessoas que nem leem o que a gente escreve e logo pede pra seguir de volta.
    Vou indicar esse post viu =)

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso
    Gosta de decoração? Conheça a Chevron Mania
    Não deixe de acompanhar a nossa FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Já estou curtindo sua página :D

      Beijos!

      Excluir
  24. Fiquei chocada com as pessoas ofendidas com o post.
    Tudo que você disse é muito verdade, e é o minimo de quem quer fazer o blog com capricho seja por hobby ou trabalho não é?
    Super beijo!
    Estou seguindo e curtindo!
    http://doce-feito-pimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna, adorei o post! Feliz daqueles ou daquelas que agarram essa dica. Muito bom mesmo, amei. Beijos.

    www.vocemaquiada.com

    ResponderExcluir
  26. Olha,você realmente tirou as palavras da minha boca.As pessoas se esquecem que quando se tem um blog,é preciso criatividade,espontaneidade,amor e o mais importante,se colocar no lugar das leitoras,pois sinceramente,o que te atrai no blog tal é porque ele é diferente dos demais né.

    http://aosolhosdamari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Voce disse tudo que acho, hoje em dia mmuitas meinas ve uma fazendo e tendo um "sucesso" e ja quer fazer tbm, sem saber fazer conteudos importantes, coisas necessarias que uma mulher precisa descobrir enfim! A pior de todas é copiar, caramba eu odeio isso, uma menina criou 5 blogs pra tentar me imitar querendo tudo igual, com os mesmos posts eu odiei e criei uma raiva horrivel dessa pessoa! da raiva nojo, tudo mais! voce leva horas planejando fazer isso e aquilo ai pessoa vem com graça e copia a pfvr ne! E OUTRA COISA É VARIOS LAYOUTS IGUAI, AI GENTE COMPRAR UM PERSONALIZADO É TAO BOM! bom, adorei o post se eu ficar aqui falando vou falar ate umas horas, mais esses tipos de pessoas, tem que se tocar, pra ver que a vida na blogosfera tem regras a ser seguidas! mas enfim!

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post, muitas vezes as pessoas entram nos blogues e nem lem o post que a gente tanto preparou horas e horas e comentam coisas sem noção para ajudar... um super beijooo
    www.super-hermosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, Bruna, vim até aqui pelo post num grupo do Face, que você postou. Realmente, seu post é verdadeiro e muito útil. Gostei da forma que você abordou o assunto e criou um título chamativo. A menina que comentou lá no começo, sobre o espaço entre os parágrafos, essa dica é muito útil. Parece que o texto é menor. Outra coisa que faço e acredito que torna a leitura mais agradável, é destacar em negrito, partes do texto que você considera mais importante. Chama a atenção do leitor para aquelas palavras grifadas a ele vai querer saber o contexto, acaba lendo a frase/parágrafo inteiro.

    Bem, adorei essa postagem e já vou começar a fuçar teu blog, por que quem escreve bem em um post, escreve bem em outros também!!

    Blog Paixão por Makes | Canal do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, muito obrigada pela visita e pelas dicas!

      Seja bem vinda, espero que goste dos outros posts :D

      Beijão

      Excluir
  30. Oi Bruninha então eu tenho um blog e eu participo de grupo de divulgação e tem a história de retribuição de seguidores isso eu acho certo,eu só não gosto da história "Segue que eu Sigo de Volta" isso humilha o trabalho da pessoa e se percebe que um blog desse não vai ter um conteúdo bom.
    Então super concordo com seu post.
    Um beijão,ficarei muito grata se você conhecer um pouco do meu blog não precisa nem seguir só visitar.
    http://femininacommagia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ahhhh, realmente! NÃO TEM coisa pior do que você se esforçar para fazer um bom post, pesquisar, passar um bom tempo (no meu caso, já cheguei a passar 4 horas) fazendo um post com um assunto legal e interessante, ou buscar inspiração até da comida para fazer um texto bom, e as pessoas vem e comentam "Legal, já sigo, segue de volta?". Hoje mesmo eu postei um texto no meu blog que não era da minha autoria, e eu especifiquei isso, falei o nome do autor, falei SOBRE o autor, e uma pessoa comentou: "Muito bom o seu texto, bem engraçado, hahah".
    Já percebi que a) Essa pessoa não leu o post ou b) Leu, mas não entendeu muito bem.
    Além de irritar um pouco, isso chateia, também. Poxa, ter blog dá trabalho, exige sim muito de você e da criatividade para sempre fazer posts interessantes e diferentes, e as pessoas não ligam para isso? Quero dizer, ligam sim, mas só para elas mesmas. Eu procuro sempre ler de verdade o que a pessoa escreveu, mesmo que seja com pressa, mas para saber sobre o que eu vou comentar, né? É sempre bom ter seu trabalho reconhecido e elogiado dignamente.
    Bruna, acabei de descobrir seu blog, me apaixonei de verdade e você está de parabéns! Prometo voltar aqui! ♥
    Beijos!

    http://allieprovier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Menina, simplesmente adorei o seu post!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  33. Concordo em gênero, número e grau!
    Principalmente na questão dessa divulgação oportunista, argh! Nada pior do que você ficar um tempão procurando conteúdo legal e chegar alguém e comentar, claramente sem nem ver do que você está falando, tentando se auto-promover. Eu (em toda a minha pequenez, claro) prefiro cinco leitores de verdade, que comentam pois se identificaram, à quinhentos que não se interessam pelo conteúdo, só pela divulgação.
    Enfim, perdoe o desabafo mas você falou tudo!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  34. Nossa, o post gerou bastante repercussão em? Mas eu concordo com tudo que você disse. Para se ter um blog de sucesso é necessário não cometer alguns errinhos básicos. Pra mim os cruciais são erros de português, ou a linda nem ler o post e pedir pra conhecer o blog dela ¬¬

    www.maribelezapura.com

    ResponderExcluir
  35. Verdade! Essa mania de me segue e sigo de volta è muito feia. Eu sofro um pouco com ortografia, mas ler e usar o corretor ajudam muito mesmo. Acho feio quando a pessoa nunca usa virgula! rsrs. Outra coisa q eu acho meio sem graça tambem, è a menina postar look do dia com 27 fotos! hahaha, Entendo q vc curtiu todas as fotos, mas cara, esse è um blog não um book! rsrs Sei la, a final vc passa as fotos rapido sò pra acabar de uma vez! rsrs. Tambem não curto letras clarinhas! T.T. E acho sem graça o tipo de post "look do dia" que sempre diz o mesmo: a roupa è de tal lojinha, decidi combinar assim,... Eu gosto de ler e acho importante escrever alguma coisa a mais nesse tipo de post! :)

    ResponderExcluir
  36. Amei o seu post, cheio das verdades haha
    Vejo muitos blogs fazendo isso, mas na verdade não sei se cometo algum desses erros rs
    Beijos
    www.lynnkumoruna.com

    ResponderExcluir
  37. Concordo com você!Tem comentários que me irritam,e eu simplesmente apago ou não respondo!
    Quanto a copiar conteúdo de outro blog,eu acho simplesmente ridículo,a pessoas que faz isso,só mostra que a pessoa não tem criatividade e capacidade!
    Em fim!Foi um ótimo post...
    Bjs...
    www.vaidosaseinteligentes.com.br

    ResponderExcluir
  38. adorei, falou tudo! fiz um video falando sobre a originalidade na blogosfera onde eu acho fundamental o seu blog ser a sua cara!
    amei o post... beijao

    www.quasequedezoito.com

    ResponderExcluir
  39. Oiii!
    Assunto muito oportuno, gostei muito!
    Vejo muitos posts com textos enoooormes, repetitivos e o pior, na minha o opinião, são as abreviações. Gente, se está com preguiça, não faz o post. Outra coisa são os layouts cheios de coisa, é muita informação para o leitor, as pessoas desistem de te acompanhar. Infelizmente muitas blogueiras pecam muito nesses quesitos.

    Parabéns pelo post!

    Beijinhos
    www.toquedemulher.net

    ResponderExcluir
  40. Super importante esse assunto, tbm deixo de ler muitos blog por alguns motivos
    listados ali em cima. Beijos

    Diário da Nanny

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Bruna,que post maravilhoso, vamos vê realmente se o pessoal da blogosfera entende isso... eu concordo com tudo o que você disse, e ainda complemento com o Layout Free que todo mundo tem igual hahahaha, Logo que comecei neste meio,eu coloquei um layout assim, e por incrível que pareça eu só vi uma pessoa com o mesmo,mas me senti mal com isso, então resolvi encomendar o meu.
    Abraços flor!
    http://cantinhodajulifelixs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Adoreei as dicas

    beijos

    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Obrigada de coração à todos que comentaram! Li todos os comentários e segui todo mundo que deixou sua opinião aqui :D

    Beijos gente <3

    ResponderExcluir
  45. A criatura fala mal de erro ortográfico (claro) e no tópico abaixo escreve "todo mundo já sabe decor"! PQP, MINHA FILHA! Vai estudar. É "de cor"! Que palavra "decor" é essa que você inventou? Se vai "ensinar", ensina direito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pri, por avisar! Já vou corrigir. Volte sempre ;*

      Excluir
  46. Na minha opinião erros ortográficos são inaceitáveis, você pretende escrever para um público, no entanto nem se preocupa em revisar seus próprios textos, é uma das coisas que mais me faz "fugir" de um blog e nunca mais voltar.

    http://garotaraitech.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir