15 de jan de 2014

Como fazer bokeh personalizado

Um dos efeitos que mais acho bonito em fotos é o bokeh. Uma vez vi na internet como faz bokehs personalizados, mas só há um tempo atrás fui tentar fazer.

Para quem não sabe, Bokeh, segundo o Wikipédia, "é um termo usado na Fotografia referente às áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas. Diferentes bokehs de lentes produzem efeitos estéticos separados em fundos desfocados, os quais são frequentemente utilizados para reduzir distrações e enfatizar o assunto primário."

Para quem ainda não entendeu, é só olhar as fotos abaixo hahaha. São esses efeitos feitos com luzes.



Bom, para fazer esse tipo de efeito personalizado em casa, você precisa de uma câmera com lente clara (eu uso a lente 50mm f/1.8), luzes (usei pisca-pisca daqueles que não piscam HAHAHAH), cartolina para fazer as "tampas" para a lente com os desenhos, e uma luminária caso você queira fotografar um objeto na frente dos bokehs.

Dá para fazer os desenhos que vocês quiserem. Como minha coordenação é 0 para desenhar e recortar, ficaram meio tortos e tal, mas deu certo mesmo assim.



Para fazer apenas os bokehs, eu encaixo o desenho que eu quero na lente, coloco no modo "Exposição Manual", mudo o ISO da câmera para um número baixo, e vou mudando a abertura e a velocidade do obturador até ficar bem escuro. Desfoco as luzes, e elas ficam no formato que eu cortei na cartolina.



Para fotografar um objeto na frente dos bokehs, é só deixar as luzes de fundo, o objeto bem mais pra frente e colocar a luminária iluminando APENAS o objeto. Aí é só ir mexendo nas configurações da câmera até ficar do jeito desejado. Foca a lente no objeto que será fotografado, e o fundo ficará desfocado com o formato da cartolina. Fiz isso na primeira foto do post.





Legal né? Dá para fazer com luzes coloridas também, fica lindo! Caso tenham alguma dúvida, deixem nos comentários que eu vou atualizando o post.

Beijos!

3 comentários:

  1. Como fica lindo né, eu adoro essas coisas. Mas minha câmera é compacta, então muitas coisas não consigo fazer com ela. Beijinhos, beijinhos <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei Brugs aproveita e me ensina a fazer SZ

    ResponderExcluir
  3. bru eu a maria Eduarda amiga da Luana amei

    ResponderExcluir